Contato

Estamos a disposição, responderemos
assim que possível

O que fazer em Atins entre fevereiro e maio

Atins vem se destacando por ser um destino que apresenta opções e novidades a cada temporada. A influência da natureza é percebida de forma intensa e com muita dinâmica por quem frequenta a região. Rio, mar, dunas, lagoas, vegetação e fauna compõem um mix que garante experiências marcantes para o turista.

Muitas pessoas perguntam: e na época das chuvas, como é Atins? O que tem pra fazer? Vale a pena?

Primeiramente é importante esclarecer que cada visitante ter um perfil específico. Há pessoas que preferem a viajar somente na alta temporada, outras preferem a calmaria, outras não curtem esportes com muito sol, e por aí vai.

Fevereiro a Maio é certeza que ocorrerão pancadas de chuva em Atins. As chuvas são importantes para garantir um bom volume d´agua nas lagoas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Com as chuvas, o cenário do vilarejo muda, especialmente pelas ruas de areia que ficam alagadas. Mas vamos a principal pergunta: tem algo pra fazer em Atins?

A resposta é sim. Vamos aos fatos:

  • Cachoeira do Bonzinho: com o aumento do volume das chuvas, as lagoas do Parque Nacional dos Lençóis se rompem. A água oriunda desse rompimento escoa em direção ao mar e percorre um caminho até encontrar as pequenas formações rochosas, formando a conhecida Cachoeira do Bonzinho. Vale ressaltar que as quedas d´agua são pequenas. Mas formam uma bela paisagem natural e com visita recomendada por todos que já passaram por ali.

 

  •  Poço verde ou poço azul: a começar pelo nome, podemos afirmar que você visitará um local com água azul ou verde. É isso mesmo. Trata-se de mais um fenômeno natural que existe devido o rompimento das lagoas. A água das lagoas escoa  por um local composto por pedras argilosas de cor clara. Há uma pequena queda d´agua que forma um poço de aproximadamente 02 metros de profundidade com água límpida, temperatura tropical e muita natureza ao redor. Vale a visita!

 

 

  • Pescaria: a região de Atins é abençoada por estar circundada pelo Rio Preguiças, manguezais, igarapé e mar. Essa condição permite uma vida marinha ativa. Pescados de água doce e salgada se fazem presente em abundância. Para o visitante há dois tipos de pesca. A pescaria profissional ocorre com lancha estilo "voadeira" e motor de 90 hp (ou acima), material de pesca profissional e o deslocamento ao longo do rio ocorre de forma mas rápida. Geralmente essa pesca ocorre ao longo do dia inteiro.  Já para a pescaria artesanal a dinâmica inclui a canoa com motor popa com capacidade para até 4 pessoas, conduzida por um nativo da região e dura em média de 02 a 03 horas. Ocorre com anzol e linha, e em algumas situações pode haver uso da tarrafa (rede de pesca). Uma curiosidade: região é rica em Robalo. Será que você terá o prazer de pescar um?

 

  • Esportes da época: o wakeboard é um esporte muito praticado nesse período. Com o término dos ventos fortes (que duram de julho a dezembro), os kitesurfistas guardam as suas pipas, mas reaproveitam as pranchas para curtir as belezas do Rio Preguiças através do wakeboard. As condições são perfeitas. Também iniciam as práticas de stand up paddle e caiaque, em especial para curtir o igarapé de água límpida que fica com excelente volume d´agua com a força das chuvas.

 

 

  • Lagoas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Dependendo do volume das chuvas, as lagoas podem apresentar boa formação a partir da segunda quinzena de abril. Em 2021, as lagoas apresentavam boas condições para visitação no final de abril, conforme foto abaixo que foi registrada no início de maio de 2021. Vale arriscar e curtir esse paraíso com a tranquilidade que lhe é peculiar.

 

 

Como afirmamos no início do texto, Atins é rico da natureza que por ali se faz presente. Opções não faltam e ao longo do ano inteiro é possível curtir diferentes paisagens, esportes e novas descobertas. Qual será a nova atração para o ano que vem?

 

A Vila Aty está a disposição para organizar sua experiência em atins

(98) 98535-8100 /  email: reservas@vilaaty.com.br

 

 

Compartilhar este artigo

conteúdos similares
1 2 3 6
acomodações