Contato

Estamos a disposição, responderemos
assim que possível

Atins - por que ir?

Atins - por que ir

Esse vilarejo na foz do Rio Preguiças é conhecido por ser uma vila de pescadores, de ruas de areia e repleta de atrações naturais ao redor, tem se tornado a "queridinha" da região do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. O povoado tem uma energia vibrante e de muita conexão com a natureza. Os bons ventos são ideais para os kitesurfistas, as lagoas dos lençóis maranhenses de fácil acesso, a praia praia é linda e deserta, os passeios são os mais variados... logo, merece usufruir aguns dias por lá!

Atins e os Lençóis Maranhenses

É possível chegar em Atins de barco, partindo de Barreirinhas e aproveitando o lindo trajeto (veja post "como-chegar-em-atins-partindo-barreirinhas"). Outra opção é ir de 4x4 que saem diariamente de barreirinhas com um percurso de aproximadamente 1,5 horas.
Ao chegar em Atins você estará a 2,5 km do início das dunas e lagoas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, ou seja, localização estratégica para quem deseja explorar o deserto. Outra vantagem de se hospedar em Atins é que há lagoas próximas e que podem ser visitadas através de passeios de 4x4 (30 a 40 minutos) com as agências de turismo ou a pé (1,5 horas de caminhada) para aqueles que apreciam as caminhadas ao ar livre. Entre as principais atrações do vilarejo estão a Lagoado Gavião, Tropical e Sete Mulheres.

Experiências

Outra experiência recomendada para explorar Atins e os Lençóis Maranhenses é a cavalgada, um passeio natural e divertido. Imperdível também é o passeio de barco para a revoada de guarás ao entardecer. É um balé da natureza no meio das águas do Rio Preguiças e 10 minutos de barco partindo da praia do Atins. 
Nas noites em que a Lua está baixa há um atrativo curioso que é assistir o fenômeno dos plânctons na praia de Atins. Poucos sabem, mas o encontro de água doce do rio e salgada do mar possibilitam o acontecimento desse fenômeno natural.

Kitesurfing e praia do Atins 

Sobre o kitesurfing somos suspeitos para falar. As condições para prática de kitesurf são perfeitas: vento forte e estável, água calma do rio, ondas no mar e muita beleza ao redor.
A caminhada pela praia do Atins em noite de lua pode ser bem acompanhada com um vinho e um violão para aproveitar a brisa do mar e o som da água.

Restaurantes

Outra programação que vale a pena é visitar alguns restaurantes de nativos e de estrangeiros que já habitam por ali. Os nativos temos o famoso Camarão da Luzia e do Restaurante do Antônio, em Canto de Atins, que preparam a iguaria na brasa! Também recomendamos conhecer o restaurante da Sessé, Cabana Lar doce Mar e Resturante do Rico. Entre as pousadas e lodges, recomendamos o restaurante da Vila Aty com sua cozinha contemporânea, italiana e regional.

Volte sempre

Recomendamos ir com a mente e coração aberto, pois há grande possibilidade de se apaixonar e querer ficar por lá um bom tempo  =)
Visite nossa sessão Experiências em www.vilaaty.com.br/experiencias e conheça outras atrações da nossa região.
Viva o Atins Maranhão!
Vila Aty
data publicação: 17/11/2020

Compartilhar este artigo

conteúdos similares
1 2 3 6
acomodações