Contato

Estamos a disposição, responderemos
assim que possível
Contato
Faça sua reserva

Descubra por que Atins, vilarejo nos Lençóis Maranhenses, é o destino ideal para viajar com crianças

Julho, mês das férias escolares, chegou e, com ele, vem a dúvida sobre como entreter os filhos e também aproveitar ao máximo esse período ao lado deles. Uma boa escolha pode ser viajar em família. Para isso, não é necessário ir muito longe. Atins, vilarejo pé na areia na região dos Lençóis Maranhenses, reúne lagoas e praia com águas calmas em um só lugar.

Situado a pouco mais de 280 km da capital São Luís, Atins é um povoado que pertence ao município de Barreirinhas (MA). Apesar de ser um dos destinos mais remotos do estado, o vilarejo tem localização estratégica para desbravar os Lençóis, já que fica a apenas 2,5 km do início das dunas e lagoas do Parque, e possui ótimas hospedagens e restaurantes.

A partir de São Luís, é necessário percorrer cerca de 260 km até o município de Barreirinhas de carro, ônibus ou van. O trajeto leva, em média, quatro horas para ser percorrido. Também é possível fazer esse trecho em aeronave, com saída do aeroporto de São Luís e chegada ao de Barreirinhas. A viagem dura cerca de uma hora.

O restante do percurso até o povoado pode ser feito em veículo 4×4 por trilha de areia, com duração de uma hora e meia a duas horas, ou em lancha pelo rio Preguiças, transporte que leva aproximadamente uma hora para chegar ao vilarejo. Para quem viaja com crianças, a recomendação é optar pela lancha.

"Além de mais rápido, o trajeto de lancha tende a ser mais tranquilo, com águas calmas. A água pode ficar um pouco mais agitada em alguns trechos, formando pequenas marolas, mas nada que cause preocupação", explica Saulo Prazeres, sócio-administrador de um hotel em Atins, que conhece bem a região.

O empresário também explica que, mesmo que a lancha possua cobertura, há pontos onde o sol pode incidir sobre as pessoas, por isso ele orienta utilizar protetor solar e acessórios que ajudem a bloquear os raios solares.

"Também há bastante vento durante o percurso, por isso pode ser interessante utilizar algum tipo de coberta, como uma toalha, por exemplo, para proteger as crianças da ação do vento", complementa.

Uma dúvida comum nas viagens com os pequenos, de acordo com Saulo, é sobre a idade mínima para fazer os famosos passeios às lagoas do Parque. Ele esclarece que bebês a partir de seis meses podem participar da experiência.

"As lagoas mais próximas de Atins ficam a apenas 15 ou 20 minutos de carro. O caminho exige que o carro possua tração nas quatro rodas, mas um bom motorista vai garantir o melhor percurso. Ao chegar às lagoas e dunas, podem ocorrer ventos fortes e muito sol, por isso recomendamos proteção para a sua criança. No mais, é só tranquilidade", garante.

O vilarejo dispõe ainda de praia muito frequentada por kitesurfistas, que aproveitam a temporada dos ventos para praticar o esporte, e também por outros públicos, incluindo crianças, que podem usufruir de banhos refrescantes e seguros em suas águas calmas.

"É interessante selecionar uma hospedagem próxima à praia do Atins, pois, assim, dá para acessar a praia em poucos minutos, quantas vezes quiser, e também retornar rapidamente ao hotel, caso seja necessário, até mesmo caminhando. Quem preferir ir a pé deve escolher um horário com sol mais ameno, pois a areia fica bem quente", aconselha Saulo.

As ruas de areia do povoado, consideradas um charme à parte pelos turistas, também não são um obstáculo para quem viaja com crianças e precisa se deslocar pelo vilarejo. Dentro de Atins, o transporte é feito em jardineiras (veículos 4×4) e quadriciclos, inclusive na modalidade quadritáxi.

Algumas hospedagens oferecem gratuitamente aos seus clientes esse serviço de deslocamento interno no povoado, e também equipamentos de lazer e atividades de recreação para os pequenos.

"Caso decida viajar com seu bebê ou criança para Atins, leve protetor solar, repelente, camisa UV e medicamentos básicos para uma eventual emergência. Segurança nunca é demais, por isso evite grandes emoções e procure sempre agências autorizadas", finaliza o empresário.

Compartilhar este artigo

conteúdos similares
1 2 3 15
acomodações
Fazer uma reserva

Olá

Clique no botão abaixo para entrar em contato com a Central de Reservas.
Kelly
Consultora de reservas
Chamar no WhatsApp
bubblecross