Contato

Estamos a disposição, responderemos
assim que possível

Qual a melhor época para visitar Atins?

Viajantes, essa é uma pergunta poderosa, pois aqui reunimos um mix de situações, gostos e estações. Atins é um local que carrega uma raiz relacionada ao kitesurf, pois os turismo despontou nessa região devido as perfeitas condições da natureza para prática desse esporte. Exemplo disso é que em 2008 os atuais proprietários da Vila Aty passaram a frequentar Atins devido sua relação com o esporte. Ou seja, falar de Atins é lembrar de Kite.

Mas com o avanço do turismo percebeu-se que geograficamente Atins tem uma excelente condição para visita das lagoas dos Lençóis Maranhenses, pois ao chegar em Atins estamos praticamente dentro do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, e com aproximadamente 20 min de deslocamento em um veículo 4x4 chegamos às primeiras dunas dos Lençóis Maranhenses. Que maravilha, hein?

Além disso, outros atrativos foram se conectando em períodos que antigamente considerávamos "baixa temporada" e hoje já podemos considerar "média temporada", tais como: visita a cachoeira do bonzinho, poço verde, prática de esportes como caiaque, wakeboard e pescaria.

Ou seja, a melhor época para ir a Atins é uma resposta que pode ser "depende do perfil do visitante" ou "ao longo do ano todo".

Mas vamos esclarecer as principais atrações por período.

Janeiro: é um período que pode haver algum vento para prática de kitesurf, mas não é certeza, pois há início de chuvas na região. Inicia-se a possibilidade de pesca e as trilhas de quadriciclo para farol de Mandacaru e Caburé estão divertidas, pois começam a formas as primeiras poças de água para trilha. Outros esportes passam a ser praticados na praia de Atins.

Fevereiro: período muito semelhante com janeiro, mas a partir do avanço das chuvas é possível conhecer a Cachoeira do Bonzinho, mas isso dependerá das chuvas.

Março: Cachoeira do Bonzinho e Poço verde. As lagoas estão enchendo com a águas da chuvas. Ainda não é o período para visitar as lagoas. A cidade de Atins fica perfeita para uso de quadriciclos e trilhas com guias locais, pois há acumulo de água das chuvas nas ruelas do Vilarejo.

Abril a maio: dependendo de como foi o período de chuvas podemos iniciar a visita as lagoas. Em abril de 2021, as lagoas já estavam com bom volume d´agua para visitação. Em Atins, iniciamos as trilhas de quadriciclo para os Pequenos Lençóis e Caburé. Visitas a Cachoeira do Bonzinho é a escolha certa. Pescaria em Atins é uma excelente pedida

Junho: Pico de beleza das lagoas. Excelente período para visitar as lagoas e Atins. Trilha de quadriciclo para Mandacaru e Pequenos Lençóis. Pôr do sol nas dunas é uma pedida imperdível!

Julho, Agosto, Setembro: Pico de beleza das lagoas e início do período de vento para Kite. Atins está com muitas programações nos bares e restaurantes. Trilha de quadriciclo para Mandacaru e Pequenos Lençóis.

Outubro: As lagoas estão boas para visitação. Período de ventos está ótimo. Trilha de quadriciclo para Mandacaru e Pequenos Lençóis.

Novembro: Continua excelente para kitesurf. Pôr do sol nas dunas é uma boa pedida para o período. Trilhas de Quadriciclo são boa opção também.

Dezembro: Ainda é período de Kitesurf. Pôr do sol nas dunas continua em alta. Trilhas de Quadriciclo são boa opção também.

Entre em contato conosco para conhecer mais dessas experiências. A Vila Aty conta com agência especializada para te proporcionar os melhores passeios

Reservas para hospedagem: + 55 (98) 98535-8100

Reservas para passeios: + 55 (98) 99118-1709

Compartilhar este artigo

conteúdos similares
1 2 3 6
acomodações