Contato

Estamos a disposição, responderemos
assim que possível

Parque Nacional dos Lençóis e Atins em Abril

O período chuvoso no Maranhão ocorre com maior incidência nos meses entre fevereiro e abril. As chuvas têm importância significativa para o turismo na região dos Lençóis Maranhenses, pois o volume de água nas lagoas depende exclusivamente das chuvas que ocorrem nesse período, ou seja, quanto mais chover, maior será o volume de água, e consequentemente mais lindas estarão nossas lagoas.

Muitas pessoas nos questionam se abril é um bom mês para visitar Atins e os Lençóis Maranhenses, por isso vamos explicar os prós e contras de viajar nesse período.

Antes de mais nada é importante enfatizar que abril é período chuvoso, logo, há uma grande possibilidade de você ter dias de chuva na região, mas também há dias de sol e isso poderá interferir diretamente nos dias da sua estadia em Atins.

Pontos positivos:

. Se choveu, temos água... se temos água, temos lagoas cheias. Em abril é certo que você encontrará lindas lagoas. Veja registro do mês de abril de 2022.

. Dias de sol podem ocorrer nesse período. A iluminação solar influencia diretamente na qualidade da cor da água. Quanto mais sol, mais lindas ficam as lagoas.

. Valores: abril é um mês considerado dentro da baixa/média temporada, por isso, é possível conseguir descontos nos preços de hospedagem na região de Atins.

. Se desejar realizar o trekking, poderá conhecer o oásis de Baixa Grande com muito volume d´agua. O que tem de bom nisso? Ao chegar no oásis você desfrutará de pequenas quedas d´agua, locais para banhos com água límpida e quentinha nesse vilarejo

. Alguns amimais raros são possíveis de serem vistos nesse período: o sapo albino miniatura e a tartaruga Pininga são exemplos.

. Menor fluxo de pessoas. Pra quem deseja ainda mais exclusividade para visitar as lagoas do parque Nacional, nesse período não haverá tantas pessoas e por isso você terá lagoas para chamar de “minha lagoa”.

. O vilarejo de Atins é cortado por um igarapé que sofre variação do volume de água de acordo com as chuvas. Em abril o igarapé está excelente para banho, praticar caiaque, banho com bóias.

. As cavalgadas em Abril são uma aventura à parte, pois é uma maneira ecológica e super adequada para conhecer as lagoas dos Lençóis Maranhenses.

Pontos negativos:

. Em Atins muitos restaurantes fecham no período entre fevereiro e abril. Mas o turista poderá encontrar alguns que não fecham, como por exemplo, o restaurante da Vila Aty, Jungle bar, Urra Beer, entre outros.

. O deslocamento a pé em Atins fica comprometido. As chuvas causam transtornos dentro do vilarejo, pois as águas ficam acumuladas em algumas ruas, dificultando o deslocamento a pé. Dessa forma, recomendamos sempre contratar um veículo 4x4 pra se deslocar dentro do vilarejo (custo médio de 15 reais por pessoa por viagem).

. A praia de Atins sofre influência do rio preguiças, e no período chuvoso a água fica turva devido movimentação de material do mangue que se desloca devido as chuvas. Mas o banho continua especial e muito agradável!

 

Por fim...

Nossa experiência confirma que abril é um período bom pra quem tem o objetivo de conhecer as lagoas dos Lençóis Maranhenses, além de conseguir melhores preços para fazer as visitas nos Lençóis e outras atrações em Atins. Mas se seu objetivo é aproveitar o vilarejo de Atins, recomendamos passeios como caiaque, pescaria e/ou apreciar o igarapé.

 

Nossas dicas:

. Antes de escolher a data da viagem, consulte a previsão de chuvas e verifique os dias em que haverá sol;

. Consulte a disponibilidade de passeios, pois alguns passeios podem ter restrição para ser realizado;

. Leve repelente. O período das chuvas pode trazer algumas muriçocas para a região =)

. Contrate um guia experiente. É valioso contratar um profissional que saiba se deslocar na região mediante a condição das chuvas.

. Leve uma capa de chuva. Pode ser últi em algum momento!

 

 

Consulte nossa equipe e conheça tudo sobre Atins.

Reservas: (98) 99118-1709

Concierge/Passeios: (98) 99110-4819

Compartilhar este artigo

conteúdos similares
1 2 3 6
acomodações